Thursday, November 09, 2006

Garry Kasparov

Garry Kasparov
Garry Kasparov tornou-se o campeão mundial de xadrez mais jovem aos 22 anos e, desde 1984, é o jogador nº1 de xadrez. É considerado um dos xadrezistas mais virtuosos de todos os tempos. Uma promessa da poderosa equipa de xadrezistas russos que dominou o cenário do jogo depois da Segunda Grande Guerra Mundial foi, e continua a ser, um opositor activo e politicamente comprometido. Despediu-se da competição depois de ganhar pela nona vez o torneio de Linhares, em Espanha. Refere toda essa experiência no seu último livro “How Life Imitates Chess”. Kasparov é assessor estratégico de diversas empresas e instituições financeiras e um especialista no mercado russo. Preside ao Comité 2008 para a Livre Opção e compartilha a presidência do All-Russian Civil Congress.

Paulo Dias - Mestre Internacional

No Festival de Xadrez da Figueira da Foz que decorreu de 29 de Outubro a 5 de Novembro 2006, Paulo Dias teve uma perfomance que lhe permitiu alcançar o título de Meste Internacional.Na última ronda empatou com o GM Oleg Romanishin, ficando a meio ponto de uma norma de Grande Mestre. Paulo Dias tornou-se assim o mais recente MI Português!

Parabéns Paulo!

Catarina Leite joga mesmo muito bem

Com a participação de 2 filiadas na AXP entre as 20 participantes, 11 das quais com elo internacional, decorreu entre 1 e 6 de Agosto no Centro de Alto Rendimento do Centro de Estágio de Desportistas da Cruz Quebrada o Campeonato Nacional Feminino de 2006. Após terminarem a prova empatadas no 1º lugar, WFM ARIANA PINTOR e WIM CATARINA LEITE decidiram o título, que seria o 8º consecutivo para Catarina, em match de 4 partidas semi-rápidas; após empate na 1ª e vitória na 2ª partida, Ariana chegou a estar em vantagem por 1,5-0,5 mas não conseguiu segurá-la, permitindo que Catarina virasse o resultado do desempate para 1,5-2,5 e revalidasse o título. A outra portuense, a jovem sub-14 CATARINA COSTA, teve uma prestação muito meritória, acabando na 6ª posição com os mesmos pontos da 4ª.

O Xadrez joga-se com a cabeça




Anda para ai muita gente que confunde a cabeça com os pés,mas neste caso temos uma imagem que mostra como se devia jogar xadrez em Portugal.

Mais um para a equipa do CPNDA

Olá a Todos !!!!

Escrevo estas poucas linhas para vos falar da nova entrada no CPNDA.
Falamos então de um jogador de xadrez com o ELO de 2247 de nome
Nicholas Lanier.
Temos para já a seguinte constituição de equipa:

1 Nicholas Lanier 2247
2 Kai Finkler 2001
3 Luís Guimarães 1675
4 Eduardo Marques 1730

Bem Vindos ao Xadrez Perfeito