Saturday, March 08, 2008

Ruy López

Ruy López de Segura (1530, Zafra, perto de Badajoz - 1580) foi um padre e enxadrista espanhol cujo livro Libro de la invención liberal y arte del juego del Axedrez foi um dos primeiros livros de fundamentos do Xadrez na Europa. Ele estudou e viveu em Salamanca, sendo considerado por muitos o primeiro campeão mundial de xadrez não-oficial.
A Abertura Ruy López é assim denominada em sua homenagem.

Conceito
A abertura Ruy Lopez, também chamada de abertura espanhola, é uma famosa Abertura de xadrez. Trata-se, talvez, da abertura mais famosa do xadrez, devendo o seu nome ao célebre enxadrista espanhol do século XVI Ruy Lopez de Segura. Acontece após 1.e4;e5 2.Cf3;Cc6 3.Bb5
Comentários
1. e4 A abertura do Peão do Rei é tanto popular quanto lógica. Controla o centro do tabuleiro, abre linhas tanto para a Dama como para o Bispo e conduz a um jogo aberto onde golpes táticos, ao invés de manobras lentas, predominam.
1. ... e5 As negras respondem simétricamente e fazem um desafio direto nas casas centrais.
2. Cf3 Com a possível exceção de: 2. f4 (Gambito de rei), este é o segundo movimento mais lógico contra a resposta simétrica das Negras para o Peão do Rei. O Cavalo ataca e5, abre o caminho para um roque eventual e descansa em sua melhor casa defensiva.
2. ... Cc6 Agora, se as Brancas jogarem 3.Cc3 (em vez da Ruy Lopez), ocorrerá a Abertura dos Três Cavalos.
3.Bb5 Este é o movimento de Ruy Lopez. É projetado para manter pressão no centro das Negras, a longo prazo. Se o Bispo do Rei for afugentado, assumirá uma posição em b3 ou c2 para manter o foco de ataque no lado do Rei ou nas casas centrais.

Variantes

Variante das Trocas

1.e4 e5 2.Cf3 Cc6 3.Bb5 a6 4.Bxc6 dxc
Uma variante simples que garante as brancas uma vantagem posicional razoável pois o peão preto na casa c7 é débil (por estar dobrado), isso porém é compensado pelo par de bispos pretos.
A continuação óbvia 5.Cxe5? dá vantagem às pretas, após 5. ... Dd4!
Esta antiga variante tomou nova forma quando Bobby Fischer a aplicou com sucesso inúmeras vezes, adotando a continuação 5.O-O
Uma outra forma é continuar com 5.d4, simplificando ainda mais o jogo para poder explorar mais rápido o a maioria de peôes brancos na ala do rei.

Variante Aberta

1_e4 e5 2_Cf3 Cc6 3_Bb5 a6 4_Ba4 Cf6 5_O-O Cxe4 6_d4 b5 7_Bb3 d5 8_dxe Be6
Nesta variante as pretas aproveitam a falta de coragem das brancas em oferecer o bispo para ganhar vantagem na luta aberta pelo domínio do centro do tabuleiro.

Contra-Ataque Marshall

(ou gambito Marshall)
1_e4 e5 2_Cf3 Cc6 3_Bb5 a6 4_Ba4 Cf6 5_ O-O Be7 6_Te1 b5 7_ Bb3 O-O 8_c3 d5!? 9exd Neste ponto as pretas em geral jogam 9_... Nxd5 ou 9_... e4.

Enxadrismo br. ou xadrezismo pt. é tudo aquilo que está relacionado à prática do xadrez e aos enxadristas br. ou xadrezistaspt. de um modo geral.


Xadrez é um jogo de tabuleiro de natureza recreacional e competitiva para dois jogadores. Também conhecido como Xadrez Ocidental ou Xadrez Internacional para diferenciá-lo de seus predecessores e de outras variantes da atualidade, a forma atual do jogo surgiu no Sudoeste da Europa na segunda metade do Século XV depois de ter evoluído de suas antigas origens persas e indianas. O Xadrez pertence à mesma família do Xiangqi e do Shogi e, segundo os historiadores do enxadrismobr. (ou xadrezismo pt.), todos eles se originaram do Chaturanga, que se praticava na Índia no Século VI d.C.[1]
Na atualidade, o xadrez é um dos jogos mais populares do mundo, praticado por milhões de pessoas em torneios (amadores e profissionais), clubes, escolas, pela Internet, por correspondência e informalmente. Há uma estimativa de cerca de 605 milhões de pessoas em todo o mundo que sabem jogar xadrez e destas, 7,5 milhões são filiadas a uma das federações nacionais, que existem em 160 países em todo o mundo.[2].
Características de arte e ciência são encontradas nas composições enxadrísticas e em sua teoria que abrange aberturas, meio-jogo e finais, as fases em que subdividem o transcorrer do jogo. Na terminologia enxadrística, os jogadores de xadrez são conhecidos como enxadristasbr.[3] (ou xadrezistas pt.) O xadrez sendo um jogo de estratégia e tática, não envolve o elemento sorte, com a única exceção relativa ao sorteio das cores no início do jogo (as brancas sempre fazem o primeiro lance), sendo especialmente conhecido por sua complexidade.
O jogo (ou partida de xadrez) é disputado em um tabuleiro de casas claras e escuras, sendo que, no início, cada enxadrista controla dezesseis peças com diferentes formatos e características. O objetivo da partida é dar xeque-mate (também chamado de mate) no adversário[4]. Teóricos do enxadrismo desenvolveram uma grande variedade de estratégias e táticas para se atingir este objetivo, muito embora, na prática, ele não seja um fato muito comum, já que os jogadores em grande desvantagem ou iminência de derrota têm a opção de abandonar (desistir) a partida, antes de receberem o mate.
As competições enxadrísticas oficiais tiveram início ainda no Século XVIII, sendo Wilhelm Steinitz considerado o primeiro campeão mundial de xadrez. Existe ainda o campeonato internacional por equipes realizado a cada dois anos, a Olimpíada de Xadrez. Desde o início do Século XX, duas organizações de caráter mundial, a Federação Internacional de Xadrez e a Federação Internacional de Xadrez Postal vêm organizando eventos que congregam os melhores enxadristas do mundo. O atual campeão do mundo (2007) é o indiano Vishy Anand e a campeã mundial é a chinesa Xu Yuhua.
O enxadrismo foi reconhecido como esporte pelo Comitê Olímpico Internacional em 2001[5], tendo sua olimpíada específica e campeonatos mundiais em todas as suas categorias.
O Dia Internacional do Enxadrismo é comemorado todos os anos no dia 19 de novembro, data de nascimento de José Raúl Capablanca, considerado um dos maiores enxadristas de todos os tempos e o único hispano-americano a se sagrar campeão mundial.

François-André Danican Philidor


François-André Danican Philidor (Dreux, França, 7 de setembro de 1726Londres, Inglaterra, 31 de agosto de 1795) foi o melhor jogador de xadrez da sua época, e também músico. Criou a ópera-cômica na França e compôs diversas outras óperas (entre as quais Tom Jones, Le Maréchal-Ferrant, Themistocle, etc.).
Escreveu em 1749 Analyse du jeu des échecs (Análise do jogo de xadrez), um dos primeiros tratados sobre o xadrez, o qual foi durante no mínimo cem anos (com 70 edições!) considerado como obra de referência no assunto. É dele a famosa frase «Les pions sont l'âme des échecs» (Os peões são a alma do xadrez). Esse livro foi inclusive traduzido para o inglês, alemão e italiano.
Philidor passou sua carreira musical como um dos músicos da corte do rei Luís XV da França. Entre os anos de 1750 e 1770 ele foi o principal compositor francês, tendo composto uma ópera e 21 óperas-cômicas. Vivendo às custas do Rei, ele se exilou em Londres quando eclodiu a Revolução Francesa. Nunca retornou a França.

Paul Morphy

Paul Charles Morphy (New Orleans, EUA, 22 de junho de 183710 de julho de 1884) foi um jogador famoso de xadrez estadunidense do século XIX e incontestavelmente o melhor jogador de sua época. Morphy é chamado de "o gênio efêmero" em razão da sua curta carreira.

Vida
Morphy era considerado um gênio, pois com apenas 12 anos de idade já adquirira um nível de jogo excepcional, bem como jogava partidas simultâneas "às cegas" (sem ver o tabuleiro).
Em 1850, com doze anos de idade, jogou três partidas contra o mestre húngaro Johann Löwenthal, que estava de passagem por New Orleans. Morphy venceu as três partidas (nota: uma das partidas foi dada incorretamente como empatada no livro de Löwenthal Morphy's Games of Chess e subseqüentemente copiada para outras fontes. David Lawson, na sua biografia de Paul Morphy, corrigiu este erro, fornecendo os movimentos que foram realmente jogados, e fez com que o histórico das partidas fosse corrigido).
Estudante de Direito e dotado de fantásticas capacidades de memorização, obtém seu diploma de advogado aos 19 anos. Jovem demais para exercer a profissão, ele decide se dedicar ao xadrez. Paul Morphy torna-se aos 20 anos o primeiro campeão dos EUA em Nova Iorque (1857). Seus compatriotas decidiram então organizar um encontro com Howard Staunton, o campeão britânico, melhor jogador europeu na época, mas este evitou sistematicamente o confronto. Morphy decide então viajar para a Europa, onde encontra e vence todos os grandes jogadores do Velho Continente, inclusive o vencedor do primeiro grande torneio europeu de Londres em 1851, Adolf Anderssen, que não opôs a resistência esperada: Morphy ganhou sete partidas, perdendo 2 e empatando 2 (1858).
Morphy retorna a Nova Iorque em 11 de maio de 1859, coberto de glórias por seus compatriotas. No entanto, ele decide abandonar o xadrez após uma decepção amorosa. Sua atividade enxadrística terá durado somente 18 meses!
A saúde mental de Morphy degrada-se pouco a pouco, e ele começa a sofrer delírios de perseguição e paranóia. Ele morre na sua banheira de um ataque cerebral com 47 anos.

Xadrez Romântico de Gioacchino Greco

Gioacchino Greco (cerca de 1600, Calábria - 1634, Antilhas) foi o melhor jogador de xadrez do século XVII.
Greco anotou algumas das primeiras partidas de xadrez registradas, 77 no total. Suas partidas, todas contra anônimos ("NN"), foram possivelmente montadas, mas são mesmo assim consideradas ferramentas muito úteis para o entendimento de armadilhas em aberturas. Entre suas partidas/construções temos este xeque-mate:
NN vs Greco 1620
1.e4 e5 2.Nf3 Nc6 3.Bc4 Bc5 4.O-O Nf6 5.Re1 O-O 6.c3 Qe7 7.d4 exd4 8.e5 Ng4 9.cxd4 Nxd4 10.Nxd4 Qh4 11.Nf3 Qxf2+ 12.Kh1 Qg1+ 13.Nxg1 Nf2# 0-1
e seu surpreendente sacrifício da Dama:
Greco vs NN 1619
1.e4 b6 2.d4 Bb7 3.Bd3 f5 4.exf5 Bxg2 5.Qh5+ g6 6.fxg6 Nf6 7.gxh7 Nxh5 8.Bg6# 1-0
Greco abriu o caminho para muitas das legendas da era Romântica do Xadrez, como Paul Morphy e Philidor.